tag:blogger.com,1999:blog-51066375033138318772024-02-20T09:33:25.981+00:00Portfolio – Investigação EducacionalEspaço dedicado à construção de um portfolio, no âmbito de estudo da Unidade Curricular de Investigação Educacional, inserido no Curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica a decorrer na Universidade Aberta no presente ano. Aberto a todos os visitantes que queiram partilhar os seus conhecimentos relativamente às temáticas aqui abordadas ou, simplesmente, manter a leitura em dia.Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-79940220707973326622008-06-29T16:35:00.012+01:002008-06-29T17:09:54.856+01:008. Uma página em aberto …
“O caminho da sabedoria?
Bem é fácil e simples de expressar:
Errar e errar e voltar a errar,
Mas menos e menos e menos”
(Piet Hein)
. “Sem Conhecimento, a informação não poderá ser transformada, continuará como um diamante em bruto, incapaz de revelar a sua beleza e as suas propriedades, impotente para catalizar a eficiência e a produtividade, a Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-47621035267759442062008-06-25T22:40:00.035+01:002008-07-01T00:21:16.872+01:007. Reflexão critica sobre as actividades desenvolvidas no âmbito da unidade curricular:
. Introdução: . O presente webfolio dá a conhecer as temáticas abordadas ao longo desta unidade curricular, deixando transparecer todo um trabalho de equipa e de pesquisa individual que, “conjuntamente”, possibilitaram a exploração dos assuntos aqui retratados.
. As actividades desenvolvidas nesta unidade curricular centraram – se, essencialmente, no trabalho em equipa (“pequeno – grupo” e Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-55096557588870977332008-06-15T01:40:00.017+01:002008-07-05T16:30:12.772+01:006. Elaboração de uma ficha de leitura:(1). O que é uma ficha de leitura? “Entre todos os tipos de fichas, as mais correntes e, no fim de contas, as mais indispensáveis, são as fichas de leitura: ou seja, aquelas em que se anotam com precisão todas as referências bibliográficas relativas a um livro ou a um artigo, se escreve o seu resumo, se transcrevem algumas citações – chave, se elabora uma apreciação e se acrescenta uma série de Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-34684708595197532472008-06-15T01:38:00.027+01:002008-06-29T19:24:47.761+01:005. Questões éticas na investigação educacional:
a vida é por si mesma ética
(Ortega y Gasset)
“a reflexão moral terá de se assumir como a instância complexa donde tudo parte e aonde tudo desagua em catadupa, cujo eco recorda a cada indivíduo a sua “solitária” e “solidária” condição no mundo dos seres. Todavia, a dinâmica da reflexão moral conduz o ser humano não apenas ao reconhecimento de ter de justificar ante si mesmo as razões do Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-81619606830041639312008-06-01T00:16:00.017+01:002008-06-29T23:12:26.120+01:00(2). Análise qualitativa:
“Toda a actividade humana, da mais primária à mais elaborada, comporta uma dimensão relacional”
(Maria Lucília Marcos)
. O homem vai – se “fazendo homem porque se liga ao mundo, porque se relaciona com o mundo, ao mesmo tempo que lhe e se atribui sentido”.
. “O homem procede sempre pelo estabelecimento de relações, mobilizando as emoções e os afectos, Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-69307395443986006372008-06-01T00:15:00.012+01:002008-06-29T22:52:10.741+01:00(1). Análise quantitativa:
“A revolução positiva consiste essencialmente em substituir sempre a inacessível
determinação das causas propriamente ditas pela simples investigação das leis”
(Auguste Comte)
. “O positivismo lógico considera que apenas a análise lógica pode provar a coerência e a verdade de um enunciado (...) A análise lógica surge efectivamente como um microscópio (Frege) destinado a examinar o Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-13877047209050262492008-06-01T00:11:00.017+01:002008-06-29T22:39:55.304+01:004. Análise e tratamento de dados: (1). Enquadramento do tema:
. A investigação quantitativa e a investigação qualitativa encontram – se associadas a paradigmas distintos que lhes conferem a sua identidade “própria”.
Neste contexto, podemos afirmar que o paradigma quantitativo é regido por uma concepção global positivista, hipotético – dedutiva, particularista orientando – se, essencialmente, para os resultados. Esta é uma Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-51669039310636123282008-06-01T00:09:00.020+01:002008-06-29T00:33:51.634+01:003. Investigação – acção em Educação: A “investigação é uma atitude – uma perspectiva que as pessoas tomam face a objectivos e actividades. Académicos e investigadores profissionais investigam aspectos pelos quais nutrem interesse. Formulam o objectivo do seu estudo, em forma de hipóteses ou de questões a investigar. Não só se espera que conduzam a investigação, mas também que a façam segundo os critérios estabelecidos pela Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-78810559587635582692008-06-01T00:07:00.029+01:002008-06-28T16:35:06.548+01:00(2). A Entrevista:1. Quando recorrer à entrevista?
O recurso à técnica do inquérito por entrevista encontra – se, directamente, relacionado com os objectivos da investigação que se pretende realizar. É um tipo de “inquérito” que se adequa aos propósitos das investigações de carácter qualitativo, dado que o seu objectivo primordial não será o de quantificar, confirmar ou inferir hipóteses. Em investigação Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-63044992252273526222008-06-01T00:06:00.040+01:002008-06-28T16:22:01.243+01:00(1). O Questionário:1. O que é um questionário?
Após uma breve investigação em fontes diversificadas e, partindo do trabalho realizado em equipa, no âmbito da actividade prevista para esta temática, chegamos à seguinte definição do conceito:
. Série de questões que se colocam a um informador, que podem envolver as suas opiniões, as suas representações, as suas crenças ou, ainda, várias informações factuais sobre Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-3953688901680388612008-06-01T00:02:00.041+01:002008-06-28T16:08:36.038+01:002. O Processo de recolha de dados: 1. Os dados em investigação educacional: “Os dados em investigação educacional podem provir de fontes muito diversas, desde documentos institucionais ou pessoais, a anotações feitas pelo investigador, decorrentes de observação em contextos naturalistas, passando pela aplicação de testes, questionários ou entrevistas aos sujeitos informantes, ou ainda pela utilização de artefactos produzidos Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-45980292565100476452008-05-31T23:45:00.037+01:002008-06-28T16:01:29.021+01:00(2). As etapas principais do processo de pesquisa:1. Como se desenrola o processo de investigação? Que perfil deve ter o investigador? Quais as etapas que devemos percorrer? A que dados recorrer? Que técnicas utilizar? É possível chegar a conclusões válidas? O que fazer com os resultados obtidos?
Com base nas questões acima referidas, a minha equipa (de trabalho) encetou diversas leituras individuais, resultantes de uma breve pesquisa (Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-6729438740647913522008-05-31T23:44:00.031+01:002008-06-28T15:53:42.311+01:00(1). Paradigmas e métodos de investigação em educação: 1. O que é um paradigma? . A noção deste conceito “descreve as convicções na maioria das vezes implícitas com base nas quais os investigadores elaboram as suas hipóteses, as suas teorias e mais geralmente definem os seus métodos (…)” (Dicionário Temático Larousse – Sociologia (2002), Círculo de Leitores, p. 158).
. Podemos atribuir a “criação” do conceito ao físico americano, Thomas Samuel Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-76752254805884233192008-05-31T23:40:00.068+01:002008-06-28T15:50:30.029+01:001. O processo de investigação: (1). Algumas considerações sobre a importância da Investigação Educacional – para reflectir! . “Os actores sociais, nomeadamente os políticos e administradores da educação, precisam de se interrogar se para resolver os problemas da educação basta o conhecimento do senso comum e o emergente da prática quotidiana, ou se o conhecimento científico também pode ser relevante, ainda que de valor Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5106637503313831877.post-14132601222594132142008-05-31T23:36:00.030+01:002008-06-29T23:57:27.712+01:00. O que é um portfolio digital?
“O portfólio digital ou, neste caso, o webfólio é perspectivado enquanto instrumento pedagógico que incorpora os processos e os produtos da aprendizagem individual de cada estudante” (Professora Doutora Luísa Aires, Universidade Aberta).
Pretende – se com a criação deste webfólio dar a conhecer a generalidade dos aspectos tratados no âmbito desta unidade curricular (Investigação Educacional)Carla Alveshttp://www.blogger.com/profile/08482801319880663426noreply@blogger.com0