sábado, 31 de maio de 2008

. O que é um portfolio digital?

O portfólio digital ou, neste caso, o webfólio é perspectivado enquanto instrumento pedagógico que incorpora os processos e os produtos da aprendizagem individual de cada estudante(Professora Doutora Luísa Aires, Universidade Aberta).

Pretende – se com a criação deste webfólio dar a conhecer a generalidade dos aspectos tratados no âmbito desta unidade curricular (Investigação Educacional), sendo os documentos de trabalho aqui incluídos resultantes quer de uma reflexão critica sobre alguns dos trabalhos individuais por mim realizados, quer fruto dos conhecimentos adquiridos ao longo dos trabalhos desenvolvidos colaborativamente (dinâmica esta que é, sem dúvida, uma das componentes “fortes” do presente curso de mestrado e, nomeadamente, da presente unidade curricular), os quais me permitiram a constante troca de ideias, o esclarecimento imediato de dúvidas, a construção e reconstrução contínua dos conhecimentos estudados num processo sistémico de aprender – a – aprender (individualmente e com os outros).

Será, desde logo, incluída uma reflexão final sobre os percursos associados à construção dos documentos aqui apresentados e proceder – se – á à inclusão dos materiais e dos links complementares que possibilitaram a sua produção.

O instrumento pedagógico em apreço será sujeito a um processo de construção e avaliação contínuas e incorpora as marcas identitárias das aprendizagens e vivências promovidas (Professora Doutora Luísa Aires, Universidade Aberta).

O webfólio não difere muito do portfólio, dito “tradicional”, dado que este último, enquanto ferramenta pedagógica “pode ser descrito como uma colecção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo (s) aluno (s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efectuada bem como das diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo” reflectindo, desde logo, “a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida”, permitindo uma verdadeira avaliação contínua” (Fonte: http://portfolio.alfarod.net/index.php).

PARA REFLECTIR
. A aprendizagem vai durar toda a vida e deve ser absorvida pelo Homem em regime de permanência, gota a gota, como uma torneira que pingue sem parar. Mas em vez do usual ping, ping, ping, da água a cair, temos que ter consciência que se vai ouvir, bit, bit, bit ....
. O academismo já significou um esforço suplementar à paciência e à força de vontade para nos agarrarmos a uma secretária cheia de livros e cadernos de apontamentos, com uma frequência assídua às aulas. Hoje, essa secretária e esses livros estão, em grande parte, substituídos pelo computador e por um teclado: a nova caneta.
(Almeida. R., Sociedade Bit – Da Sociedade da Informação à Sociedade do Conhecimento (2004), Lisboa: Quid Juris, p. 120).

sherlock holmes. Bibliografia:

. Almeida. R., Sociedade Bit – Da Sociedade da Informação à Sociedade do Conhecimento (2004), Lisboa: Quid Juris.

. Sitografia:

. http://www.vivenciapedagogica.com.br/webfolio.html?page=0%2C1

. http://www.app.pt/webfolio/webfolioapp.htm

Sem comentários: